Uncategorized

Tratamento da Ansiedade Social

Anúncios

Viver em harmonia com os grupos é fundamental para a saúde psicológica, porém para algumas pessoas as situações sociais são extremamente desafiadoras e estressantes pois são experimentadas com extrema ansiedade. A ansiedade pode causar comportamentos inadequados e a própria evitação da convivência social que pode ocasionar prejuízos significativos na vida.

As pessoas que sofrem de ansiedade social se preocupam demasiadamente com o que os outros pensam sobre elas. Elas acreditam, estão convencidas de que os outros pensam algo negativo a seu respeito. Isto acontece porque elas mesmas possuem estas crenças a seu respeito e ficam demasiadamente atentas procurando sinais nas relações sociais que comprovem que a crença é verdadeira, podendo inclusive provocar a aparição de sinais para provar para si mesmo que ela é verdadeira.

A psicoterapia cognitivo comportamental ajuda a pessoa a superar tais dificuldades. Estimula a questionar a veracidade destas crenças negativas de si mesmo através da busca de evidências concretas e empíricas. Visa a construção de crenças mais adaptativas e encoraja para um caminho oposto ao da evitação através do treinamento de novas estratégias de enfrentamento e aquisição de novas habilidades sociais.

Anúncios
Use as setas <> para continuar navegando

Anúncios