Uncategorized

Psicoterapias Cognitivo Comportamentais

A Terapia Cognitiva Comportamental é um sistema de tratamento fundamentado nos principios da psicologia comportamental, aprendizagem e da teoria da evolução. Tem como premissa que pensamentos e crenças possuem direta relação com as emoções e comportamento.  Desta forma, pensamentos realistas e adaptativos a respeito de si, do outro e do futuro fazem com que o indivíduo tenha uma boa relação com o ambiente, por outro lado distorções cognitivas ativam comportamentos disfuncionais e desadaptativos que aumentam a sensibilidade à ansiedade (como os medos) e oscilações de humor (como a depressão).

O tratamento consiste em identificar e reparar o sistema de crenças disfuncionais fazendo com que o estado emocional de equilíbrio seja mais rapidamente estabelecido.

A Terapia do Esquema é uma vertente da Psicoterapia Cognitivo Comportamental do grupo de terapias chamada de terceira onda. Foi desenvolvida com o objetivo de tratar transtornos de personalidade como as estruturas borderline e narcisista. Leva em consideração importantes conceitos de áreas como a psicanálise, psicologia da aprendizagem e teoria do apego.

A terapia cognitivo comportamental está em constante evolução sendo uma forma reconhecida, eficaz e recomendada de tratamento na área da saúde mental.

 

ANTERIOR
Use as setas <> para continuar navegando