Uncategorized

Transtorno de ansiedade generalizada

Anúncios

Preocupações com trabalho, saúde, finanças, saúde dos membros da família são comuns e devem ser percebidas como manejáveis e possíveis de serem adiadas quando surgem situações mais prementes. Porém quando se fazem presentes com alta frequência e intensidade, se relacionam com diversas áreas, desproporcionais à situação, acompanham inquietação ou a sensação de estar com os nervos a flor da pele, fatigabilidade, dificuldade se concentração, irritabilidade, tensão muscular e/ou perturbação do sono então é provável de que se trate de um transtorno de ansiedade generalizada.

Pessoas que possuem transtorno de ansiedade generalizada (TAG) sofrem extremamente com suas preocupações e sentem-se incapazes de resolver os seus problemas. Vivem num constante “e se”, pensando consequências catastróficas iminentes em amplas áreas da vida ao mesmo tempo.

A origem do TAG está relacionado com questões genéticas, biológicas e ambientais. Do ponto de vista da psicologia comportamental tem o medo como uma resposta condicionada e negativamente reforçada. Pessoas com este transtorno não conseguem lidar de forma funcional com as preocupações e necessitam assistência psicológica especializada para desenvolver modos de enfrentamento mais adaptativos e usufruir de uma vida mais tranquila.

A psicoterapia cognitivo comportamental é uma alternativa de tratamento não medicamentosa eficaz no tratamento do transtornos de ansiedade generalizada. Auxilia a lidar melhor com a ansiedade e com as preocupações. Visa identificar fatores de risco e estilos de enfrentamento disfuncionais, desenvolver habilidades mais eficazes para lidar com as preocupações bem como aprimorar o sistema de crenças em relação a si, os outros e sobre o futuro.

Anúncios
Use as setas <> para continuar navegando

Anúncios