Uncategorized

Tratando Ansiedade Generalizada

Anúncios

O modo como nos sentimos se relaciona com a forma que percebemos a situação. Se estamos muito ansiosos enxergamos a situação através da lente da ansiedade e não realista.

O tratamento da ansiedade envolve o ensinamento de como identificar e substituir pensamentos distorcidos por outros mais realistas. Também engloba o aprendizado de como desafiar a ansiedade provocando situações com novos comportamentos.

Muitas respostas são habituais. Uma vez que se aprende uma resposta ansiosa essa ação ocorre automaticamente sem se dar conta. Se você está ansioso você sabe que seguidamente está inconfortável e pensa na pior consequência em qualquer situação. Suas ações são frequentemente baseadas em acreditar que alguma coisa vai dar errada ou alguma coisa ruim irá acontecer.

Quando você verifica os eventos de forma retrospectiva se dá conta que a maioria das coisas que temia nunca ocorreram e que sofreu por nada. O medo de ter um tumor cerebral em função de uma dor de cabeça acabou apenas em uma sinusite.

O tratamento da ansiedade começa com uma avaliação completa que permite entender como os sintomas se encaixam em toda a figura de quem você é. Uma vez que são colocados na mesa todos os fatores de quem você é e por tudo o que tem passado os sintomas fazem bastante sentido.

A próxima etapa é planejar o plano de tratamento para resolver o problema no modo mais direto. Começa-se ensinando as habilidades da terapia cognitiva para mudar padrões de pensamento que não são totalmente realistas. Com a terapia cognitiva você aprende a focar o pensamento que está subentendido ao sentimento e segue um procedimento para determinar se o pensamento é realista. Se não, você substitui por outro que está fundamentado nos princípios da realidade. Em um curto espaço de tempo você estará em condições de fazê-lo espontaneamente e a sua ansiedade irá diminuir significativamente.

O processo envolve verificar os padrões que você usa e substituí-los por outros mais efetivos que não incluem ansiedade. Será lhe solicitado a realizar trabalhos de casa que irão ajudar na mudança deste padrões. Mudanças ocorrerão em um relativo curto espaço de tempo.

Anúncios
Use as setas <> para continuar navegando

Anúncios