Uncategorized

As 5 necessidades emocionais. Terapia do Esquema.

Anúncios

A Teoria Focada em Esquemas, construída por Jeffrey Young, aponta que para sermos adultos saudáveis, todos nós, sem caráter de exceção, precisamos de alguns itens básicos – cinco necessidades emocionais são necessárias para que a saúde psíquica, se desenvolva no seu maior potencial. Quais são essas necessidades emocionais que tanto falamos? Na sequência, uma breve descrição de cada uma delas:

➡ Aceitação e conexão
É necessário sentir que somos aceitos e importantes, que nossos cuidadores nos acolham afetivamente, atendam nossas solicitações de ajuda, que nos protejam quando estivermos sentido vulneráveis e nos confortem quando estivermos assustados. Cada um precisa de frequências, intensidades e afetos diferentes. É preciso saber identificar e prover de maneira adequada, aquilo que é solicitado.

➡ Autonomia e Competência
Para ir em busca de conquistas e sonhos, é necessário conhecer nossas habilidades e competências. Para isso, é fundamental que nos mostrem o caminho, nos ensinem e motivem a arriscar. Se houver o auxílio e suporte apropriado, mais facilmente buscaremos pela independência e pela realização pessoal.

➡ Limites realistas
A frustração precisará estar presente em nossas vidas e é inegável a importância de aprendermos os limites, as regras, as combinações. No entanto, precisamos atentar para a flexibilidade ou para a rigidez em demasia, não soar passividade, nem hostilidade.

➡ Espontaneidade e lazer
Todos nós sabemos que existem exigências, compromissos, condutas éticas e ideais a serem respeitados. Contudo, os momentos de lazer e divertimento, o cuidado com a saúde e com os relacionamentos interpessoais, os momentos de felicidade e auto expressão, deveriam ser primordialmente lembrados e investidos.

➡ Liberdade de expressão e emoções válidas
Temos o direito de posicionarmos, de opinarmos, de pedir pelo que necessitamos emocionalmente e sermos atendidos. Nada de ficar consentindo e instruindo para ficarmos quietinhos porque não fica adequado, ou porque alguém reprovará. A saúde e bem-estar emocional, são intrinsicamente mais importantes que status e aceitação social.

Enquanto somos crianças, vamos construir uma base para cada uma dessas demandas e nossos pais e/ou cuidadores, serão os nossos principais provedoras. Ao longo da vida, iremos nos relacionar com várias pessoas que poderão nos ofertar aquilo que precisamos. Entretanto, apenas as construções de vínculos saudáveis possibilitarão satisfazer nossas necessidades emocionais.

Fonte: Wainer Psicologia

Anúncios
Use as setas <> para continuar navegando

Anúncios