Psicologia Clínica

Danos Invisíveis do Narcisismo

Existe dentro da categoria de transtornos de personalidade uma que se singulariza pela valorização excessiva de si mesmo em detrimento do outro. 

Se observado o sistema cognitivo destes indivíduos percebe-se uma crença de superioridade de si mesmo e inferioridade de outros. 

As pessoas narcisistas procuram se associar com outras de mesma característica. Reforçam mutuamente o pensamento de que devem ser tratados de forma especial, pois acreditam serem especiais. 

O comportamento é de soberba e apreciam provocar inveja. Sentem fúria quando tem a sua vaidade atacada e desejam vingança. 

Podem manipular os filhos, parceiro, esposa, funcionários e mesmo uma nação para obterem as gratificações de sua ideologia narcisista. 

Não sentem remorso ao distorcer a realidade pois acima dos valores morais estão seus próprios interesses pessoais. Em um nível psicótico podem passar a acreditar nas suas próprias invenções, distorções e mentiras.

Pessoas narcisistas tem um alvo, uma presa se compararmos com a vida selvagem. Estas presas tendem a ser pessoas de bom coração mas emocionalmente dependentes, que sofrem de baixo auto estima e possuem dificuldade em acreditar que são competentes. Possuem as características perfeitas de manipulação do narcisista. 

Em muitos casos as presas do narcisista são pessoas separadas, viúvas e viúvos com muitos bens materiais e dinheiro, porém emocionalmente sensíveis, frágeis e dependentes. Tais pessoas facilmente se apaixonam pelo manipulador que aprendeu usar a sedução como meio principal para conseguir o que quer. 

Não é raro pessoas que se encontram em um quadro depressivo com características de personalidade dependente e que estão em um relacionamento com um narcisista manipulador procurarem psicoterapia. 

Estas vítimas quando passam a acreditar que são capazes de tomar boas decisões de forma independente se libertam das garras de pessoas manipuladoras. Conseguem fazer escolhas mais saudáveis daí em diante. 

A pessoa com transtorno de personalidade narcisista quando vem para o consultório normalmente sofre por pensar que está sendo injustiçada por não estar recebendo o tratamento especial. Se investigado o passado não é raro encontrar uma criança infeliz e solitária que em algum momento passou a adotar a hiper compensação como estratégia de enfrentamento. 

O narcisista passará a ser mais feliz quando começar a praticar a empatia. Deixará as pessoas de sua convivência mais felizes quando parar de manipular e pensar que tem direitos especiais.