Uncategorized

Características e Tratamento da Depressão

Anúncios

O Que é depressão?

Depressão pode ocorrer como uma resposta natural para uma situação difícil ou frustrante a qual não se tem controle, bem como ser uma função de predisposição biológica. Nestas instâncias pessoas se encontram deprimidas com mais frequência.

Os padrões de depressão normalmente iniciam no final da adolescência ou início da idade adulta, ocorrendo em diferentes níveis de intensidade. Quando é branda você sente tristeza, falta de energia e desesperança. Quando é severa fica difícil sair da cama, a desesperança é extrema e a vida parece ser extremamente difícil. Nestes casos, associado a psicoterapia cognitivo comportamental, pode se fazer necessária a utilização de medicação a ser prescrita por médico especialista em saúde mental.

Um dos maiores problemas com a depressão é que ela produz sintomas que são o oposto do que alguém precisa sentir, pensar e fazer para se sentir melhor. Desesperança, sem acreditar que alguém consegue lhe ajudar, culpa, falta de motivação, fatiga, dificuldades em concentração, distúrbios do sono e alimentação podem ocorrer.

 

Tenho depressão mas não faço idéia do por que?

Sentir-se deprimido mas não fazer idéia do motivo é uma ocorrência comum. Pessoas com todos os estilos de vida lutam com depressão mas somente algumas possuem um entendimento claro do motivo. Deve ser compreendido de que sempre existe uma razão (ou conjunto de razões) por traz dos sentimentos de depressão.

 

Por que me sinto deprimido o tempo todo?

As razões específicas que levam os indivíduos a sentirem depressão variam largamente mas a similaridade é a de que a mesma continua em função de padrões repetitivos de pensamentos negativos. Estes padrões de pensamento influenciam na forma do indivíduo interpretar e colorem possibilidades em relação ao futuro com uma tonalidade cinza. Seguidamente cria-se um loop de feedback negativo (por exemplo alimentação compulsiva ou evasão de encontros familiares) o que por sua vez aprofunda a depressão e reforça a continuidade deste ciclo.

Então, quando decidir fazer psicoterapia em função da depressão é importante que você não resolva apenas problemas específicos mas que também quebre este ciclo disfuncional e cultive boas ferramentas e estratégias para lidar com a depressão no futuro.

Anúncios
Use as setas <> para continuar navegando

Anúncios